Clínica Transdisciplinar

Em respeito à complexidade e delicadeza do desenvolvimento infantil e seus percalços, se faz imprescindível a aliança dos diversos olhares profissionais no sentido de favorecer ou auxiliar na evolução da criança em todos os seus potenciais.

Buscamos nos afastar da ação isolada de cada técnica, assim como da simples sobreposição de técnicas, que também é insuficiente para a compreensão dos fenômenos humanos.

Abordamos uma prática que vai além da interdisciplinaridade, comprometida em romper as fronteiras disciplinares, reconhecendo a criança em sua inserção na teia familiar, em seus potenciais e fragilidades, como o centro de toda e qualquer intervenção. Nossa meta é a Clínica Transdisciplinar, que devolve à compreensão do Sujeito (e não apenas do seu problema) a base para enfrentar suas dificuldades.

Sendo assim, a construção do “perfil” do sujeito criança, buscando retratar as características e obstáculos apresentados, recusa a fragmentação de inúmeras avaliações disciplinares e opta pela unificação de estratégias de observação diagnóstica que possam ser discutidas por toda a equipe.

A ação terapêutica também se coloca de forma diferenciada, sendo resultante de interconsultas e reflexões dos especialistas através da ação de um só terapeuta, escolhido a partir da principal necessidade da pessoa em tratamento. As reuniões sistemáticas da equipe e as supervisões com consultores externos possibilitam a realização de um trabalho diferenciado, onde a singularidade de cada criança e sua família possam ser acolhidas, respeitadas e acompanhadas, por um terapeuta único, com o suporte de toda a equipe transdisciplinar. Não nos propomos à complementar tratamentos multidisciplinares, mas sim , estabelecer um vínculo especial que proporcione a base para uma evolução global, sem fragmentar o sujeito.

Crescendo® todos os direitos reservados
Semente Ideias e Comunicação