D.I.R.® / Floortime™

O modelo D.I.R.®/ Floortime™ foi desenvolvido por Stanley Greenspan e Serena Wieder nos Estados Unidos. Essa approach foi resultado de muitos anos de observações e estudos a respeito do desenvolvimento infantil desde os anos 50. Nos anos 80, Stanley Greenspan e Serena Wieder unificaram o conhecimento de vários estudos relacionados ao desenvolvimento infantil e a saúde mental e reconheceram a importância dos relacionamentos e afeto para o aprendizado.

O D.I.R.®/ Floortime™ se baseia no Desenvolvimento Funcional da criança, suas diferenças Individuais e Relacionamentos, tendo como objetivo a formação dos alicerces para as competências sociais, emocionais e intelectuais das crianças, ao invés de se focar em comportamentos isolados.

D → Desenvolvimento Funcional Emocional- Desenvolvimento funcional inclui ajudar a criança a desenvolver a habilidade de: 1) se manter calma e regulada, 2) interagir com os outros de forma espontânea, 3) iniciar uma comunicação empática, 4) resolver conflitos sociais, 5) brincar criativamente e pensar simbolicamente, e por fim, 6) "construir pontes" entre ideias de forma lógica. Essas capacidades são essenciais para o desenvolvimento de relacionamentos empáticos e espontâneos assim também como para um melhor desempenho acadêmico.

I → Diferenças Individuais- Parte do modelo descreve de forma biológica o como a criança assimila, regula, responde e compreende sensações como o som, toque, e o planejamento e sequenciamento de ações e ideias. Cada criança se apresenta como um ser único com potencialidades, necessidades e interesses diferentes. Entender o que faz do indivíduo um ser único facilita a implementação de estratégias que vão estimular a criança a aprender e crescer feliz.

R → Relacionamentos- Esse modelo parte do princípio de que os relacionamentos da criança com seus pais, professores, terapeutas, colegas, dentre outros, vão definir a capacidade desta criança de aprender e de se desenvolver. Se a criança vive numa relação de qualidade, onde os adultos são capazes de valorizá-la, colocando limites e participando com ela do seu cotidiano de descobertas, certamente ela apresentará autonomia; base para o desenvolvimento saudável esperado durante o seu crescimento. Como os programas que oferecemos são influenciados pelo modelo D.I.R.® com abordagem Floortime™, se torna importante entender os seguintes elementos que compõem nossas atividades:

Crescendo® todos os direitos reservados
Semente Ideias e Comunicação